Curso de Reciclagem Detran SP


Informativo, Não Oficial. O site do Detran SP você acessa pelo seguinte link: www.detran.sp.gov.br

Fazer curso de reciclagem no Detran SP

Quando o condutor precisa fazer a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), pode se deparar com uma situação imprevista ao receber a notícia de que teve a carteira de habilitação suspensa por excesso de pontos, em razão de infrações e multas no trânsito. No caso disso acontecer, se torna obrigatória a realização do Curso de Reciclagem do Detran SP. Confira informações sobre o curso e onde fazer.

curso de reciclagem detran Curso de Reciclagem Detran SP

Não é apenas quando o motorista está com a carteira suspensa que ele precisa fazer o Curso de Reciclagem do Detran, mas também quando está envolvido em algum acidente grave, seja qual for o processo judicial; quando, por infração no trânsito, é condenado judicialmente; quando o condutor apresenta um risco para a segurança no trânsito; quando o motorista é desobediente e precisa passar por uma reeducação; entre outras ocorrências.

A reciclagem visa corrigir falhas existentes na maneira que o motorista conduz veículos; manter os inscritos atualizados com relação às leis de trânsito; ajudar a desenvolver boas maneiras psicológica e socialmente, de modo especial no trânsito; conscientizar os condutores sobre o quão é importante respeitar o meio ambiente; ensinar noções de primeiros socorros.

Para começar o curso de reciclagem, o condutor precisa ir à sede do Detran, onde o atendente irá informa-lo sobre as datas disponíveis. Depois de fazer a matrícula, é necessário frequentar as aulas. Ao fim do curso, será aplicada uma prova teórica, onde é necessário obter uma nota acima de 70% para receber o certificado e o registro no RENACH.

No momento da matrícula, os condutores suspensos por condenação judicial devem apresentar o ofício de encaminhamento para que o curso possa ser realizado. Este documento é fornecido por autoridade judicial ou de trânsito. RG e CPF original (para conferir dados e preencher informações). Para os condutores que tiveram a CNH suspensa sem condenação judicial, é preciso RG e CPF originais para a realização do curso no Detran SP. Se o curso for realizado em um Centro de Formação de Condutores (CFC), é preciso consultar a entidade para obter as informações necessárias acerca do cadastro.

A carga horária é de 30 horas/aula, no caso de curso presencial, com frequência integral. Os assuntos são divididos em:

- Relacionamento Interpessoal: 6 horas/aula

- Noções de Primeiros Socorros: 4 horas/aula

- Legislação de Trânsito: 12 horas/aula

- Direção Defensiva: 8 horas/aula

Quanto ao preço, o Curso de Reciclagem realizado na sede do Detran SP é gratuito  (R. Boa Vista, 209, 2º andar, perto da Estação São Bento do Metrô – São Paulo). Se for realizado em um CFC, é preciso consultar as instituições para saber os valores. Como não há uma tabela para controlar os preços, é bom fazer uma pesquisa antes de escolher o CFC.

Mais Detran SP


13 Comentários em “Curso de Reciclagem Detran SP”

  1. alvaro disse:

    por quanto tempo é valida a reciclagem,depois de feito o curso

    • eduardo disse:

      ate quando voce estourar seus pontos novamente.
      a sua habilitação zera os pontos e volta ao normal com data de validade, como se não tivesse infração em sua habilitação.

  2. Boa tarde,
    Eu sou o Ailton Pereira participei do curso de reciclagem do DETRAN do dia 20 à 24/08/2012, com os instrutores Nascimento, Lucia e Sidney.
    Venho por meio desta, expressar minha total satisfação e gratidão com a dedicação e talento dos instrutores referidos. Sai deste curso com outro conceito de transito e uma consciência de dirigir de acordo com o nosso CTB, não apenas para não tomar multas ou fazer-me de certinho somente quando sou observado por alguma autoridade, mas para preservar e valorizar a minha vida, da minha família e de outrem. Quando valorizo a vida por conseqüência me torno um motorista exemplar, um pedestre exemplar, um cidadão exemplar, um funcionário exemplar e um pai de família exemplar. Confesso que a principio imaginei que este curso seria uma monotonia, no qual policias ríspido iria de forma grosseira cuspir uma série de regras, sem se importar com nosso entendimento, mas fui totalmente surpreendido com o oposto, policias educado com uma didática fantástica e a preocupação não apenas em passar informações, mas que essas informações fossem compreendidas e a importância da teoria se tornar prática.
    Muito obrigado por esta semana Deus abençoe todos.
    Sugiro ao Detran que todos os cursos seja m aplicados por policias também nas auto escola .
    O CFC deveria ser aprendido como matéria nas escolas estaduais na serie em que o aluno irá completar 18 anos.
    Parabéns pela equipe diferenciada que vocês têm.

    Um Abraço
    Ailton Pereira.

  3. soares disse:

    Alvaro , a reciclagem é valida para sempre só irá ter que fazer de novo se você for suspenso novamente

  4. sonia disse:

    quero na verdade é faser uma pergunta,quando eu recebo a carta de suspenção p/dirigir eu não posso dirigir mais? o que faser?

  5. Carlos Dias disse:

    Olá. Estou com 26 pontos na CNH e pretendo me habilitar na categoria D. A pergunta é: Depois da reciclagem, minha pontuação é zerada, visto que preciso dela zerada pra dar entrada na categoria D.

  6. tiago disse:

    olá sou de guarulhos estorei minha cnh em 20 pontos ja faz 3 anos mas nao resido mais em guarulhos tentei renovar mas nao consegui minha mae que morra ai ainda me disse que chegou uma carta para mim entregar a cnh no ciretran ..mas estou em santa catarina oq q eu faço me ajudem por favor..pois preciso dela de volta

  7. Daniele disse:

    Boa tarde,
    Meu nome é Daniele, estou com uma dúvida. Vendi uma moto para um despachante na cidade de Americana/SP, fiz o recibo de compra e venda e registrei no cartório e deixei a moto no estacionamento.
    Mas o filho do proprietário do estacionamento, tomou posse desta moto e inclusive tomou algumas multas. Na epoca, um despachante redigiu um documento dizendo que os pontos que estavam no meu nome deveriam ser passados a esta pessoa e protocolou no Ciretram de Americana/SP.
    Até então pensei, está tudo em ordem.
    Este ano quando fui renovar minha carta, tomei um susto, pois as multas não foram transferidas a esta pessoa e fui informada no Ciretram que tenho que fazer reciclagem.
    Mas enfim, o erro foi do ciretram de Americana SP ? E como devo proceder? Entrar com um processo contra o Ciretram? Ou conversar com o Diretor do Ciretram de Americana/SP?

    Aguardo retorno.

    Atenciosamente

    Daniele

  8. Diana Rosa disse:

    Eu levei uma multa administrativa por passar do prazo de 30 dias para transferir um veículo e como minha habilitação é provisória gostaria de saber como devo proceder, se tenho que fazer o curso de reciclagem.
    Grata.

  9. Jéssica Ross disse:

    Após a conclusão do curso de reciclagem e já ter finalizado o tempo de suspensão, a CNH já é devolvida no mesmo dia no próprio DETRAN?

  10. Marco disse:

    Preciso fazer curso de Reciclagem e minha CNH é de guarulhos mas agora moro em SP, será que posso fazer curso de reciclagem aqui em SP em uma auto escola?

  11. André disse:

    Prezados, trabalho integral, existe algum outro meio de realizar este curso?

    Tive a carteira suspensa por ordem judicial.

    O horário do curso me complica.


Deixe um Comentário

Blog Não Oficial

Atenção: Esse blog tem caráter informativo afim de reunir informações úteis, o site oficial do Detran SP você pode acessar no seguinte endereço: www.detran.sp.gov.br. É só com o esforço de todos, somado aos dos órgãos públicos que conseguiremos tornar o nosso trânsito mais humano e seguro. Respeite as leis de trânsito!

Endereço Detran SP

Av. do Estado, 900 - Bom Retiro, São Paulo - SP
Exibir mapa ampliado Google+