Transferência de Propriedade de Veículos


Informativo, Não Oficial. O site do Detran SP você acessa pelo seguinte link: www.detran.sp.gov.br

Transferir nome de veículos Detran SP

Algo que vem se tornando cada vez mais comum nos dias de hoje são as compras de veículos usados, isso já é algo bastante comum nos dias de hoje devido as grandes alternativas, além disso, o baixo custo benefício também chama a atenção daqueles que não podem adquirir um 0 km. Hoje é possível adquirir veículos usados diretamente com uma pessoa interessada em vender o seu veículo, através de leilões e até mesmo empresas. Se você comprou ou vendeu um carro ou moto, veja como fazer a transferência do documento do veículo no Detran SP.

transferencia propriedade veiculo Transferência de Propriedade de Veículos

Ao terminar o processo da compra de um veículo usado algo necessário é a transferência de propriedade do veículo, ou seja, transferir a propriedade e assim registrar o mesmo em nome do futuro dono. Este processo se resume na transferência Certificado de Registro e Veículos e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo para o nome do futuro dono. Um detalhe bem interessante é que o comprador, ou seja, o novo dono terá um prazo máximo de 30 dias corridos, contando a partir da compra, para que o mesmo possa realizar o procedimento para que o documento do carro esteja em seu nome.

Muitas pessoas possuem bastantes dúvidas quanto este serviço, saiba que é bem simples realizar a transferência e requer algumas exigências. Lembrando que a transferência deverá ser consumada em um Centro de Registro de Veículos Automotores ou CRVA como é conhecido popularmente.

Para que a transferência de veículos no Detran SP, assim como em outros estados, seja concluída serão necessários os seguintes documentos:

  • Cópias de seus documentos pessoais (CPF, RG, comprovante de residência);
  • Certificado de Registro de Veículo (CRV) do proprietário anterior, preenchido em nome do comprador, com o preço de venda e a firma reconhecida por autenticidade;
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e os comprovantes de quitação de IPVA, licenciamento e multas ­ todos fornecidos pelo ex-proprietário;
  • Chassi do veículo;

Caso você deva realizar o serviço nos próximos dias e não é do estado de São Paulo, saiba que é necessário realizar o agendamento do mesmo em muitos estados brasileiros. Para isso, basta acessar o site oficial referente ao DETRAN no qual você reside e assim você poderá realizar o agendamento do serviço.

Mais Detran SP


26 Comentários em “Transferência de Propriedade de Veículos”

  1. quero saber arespeito de veiculo que fo adequerido de leilao carro re cuperado de sinitro acompania ziodeal copm de veiculos e salvados ltda rua bartolomeu de gusmao 280cep 07024010 quarulhos sp presto es carrecimento par ober asmetar cabives alprocedimeto sequentes eu so aparte terceira tenho que fazer transferecia trocasdeparcas ja paqueiuma anetia fico muitoaguardecido se eu tir uma resposta comcreta muitobigado boa noite

  2. Alfredo disse:

    Tenho um carro alienado ao banco, quitado. Gostaria de saber como faço para transferir para o meu nome e quando isto me custaria.

  3. Claudio Jair Barone disse:

    Senhores, meu pai sofre de doença grave desde 2005, por isso não anda, não fala, não reconhece ninguem. Seu veiculo foi vendido por ordem judicial, mas o novo proprietário até agora não o transferiu. Continuo recebendo cobranças e mais cobranças de débitos de IPVA e multas que são de sua responsabilidade. Não sei o que fazer, pois minhas despesas com o tratamento médico de meu pai são muito altas. Por favor, alguem me diga o que fazer. grato.

  4. carlos alberto von haydin disse:

    prezados,
    adquiri uma moto de SP (renavan 00929166914), e estou transferindo para minha cidade (Porto Ferreira/SP). o “Controlar”, só vencerá em Agosto. já agendei e paguei a taxa para Controlar 2013 (11/07 no Parque do Estado). pergunto: estou transferindo para um município que não obriga o Controlar. A moto já está no interior. É necessário que eu venha para SP fazer essa vistoria??? agradeço a atenção e aguardo resposta o mais breve. forte abraço,
    Carlos Alberto

  5. Ludimile disse:

    boa tarde!gostaria d sber o seguinte,passei meu veiculo p frente,tem 2 multas d 4 pontos na minha carta só q ja entrou no sistema d detran o q faco?

  6. eu vendi um carro faz um 5 ano mais ainda chega multa mo meu nome oque eu fazo para dirar pela internet

    • Fatima Regina disse:

      Vá ao cartório onde vc fez a documentação de venda, se o fez.
      Peça a certidão de endoso deste doc., leve esta certidão ao DETRAN da Av.dos Estados nº 900 se estiver em SP, e peça pra broquear a documentação do carro, assim ele não poderá mais licenciar , nem fazer quaisquer doc. que precisar…tenha fé e aguarde ele te procurar.

  7. juliete disse:

    por favor gostaria de saber em quais bancos posso pagar a taxa de transferencia?

  8. everton disse:

    Comprei um carro em nome do meu sogro,porem ele faleceu,os doc estao em branco ele nao assinou nada,como faco p transferir para meu nome?

  9. Uedison A. da Costa disse:

    Eu queria saber qual o endereço do detran aonde a gente tem que entregar à cópia do recibo de transferência, para notificar o detran da vendo do veículo.

  10. soeli dos santos disse:

    eu comprei um carro na garagem de curitiba ,mais o carro e de santos e foi financiado pelo banco bradesco,ai ate agora ja faz 2 anos que pago ipva e nao chega os documentos na minha casa.moro na cidade de guarapuava parana,vereador joel vicentim,437 cep 85050320 por favor me ajudem a ver onde esta os documentos do meu carro,

  11. Keiki Ishii disse:

    PS,

    Gostaria de saber se no Detran-SP – Interlagos, fazem a Transferência de veiculo que adquiri recentemente(ano 2010),

    O veículo já foi licenciado e falta apenas a Inspeção Veicular.

    O que é preciso para regularizar s transferência do veiculo?,

    Gostaria de saber também quais os custos por esta transferência?

    Grato

    Keiki Ishii
    e-mail – keikishii@terra.com.br
    fones – res. (11) 5584-6841
    – cel. (11) 9 9733-0808

  12. woon ja um disse:

    Eu gostaria de saber de o automóvel de placa ATJ8747 pode ser transferido para o nome de outra pessoa. E assim podendo, quais documentos preciso ter e quais providências devo tomar.

  13. mara de souza david disse:

    vendi meu carro em 2009, o novo proprietário não transferiu o veiculo até agora para o seu nome, como devo proceder a esse problema, gostaria de uma resposta concreta posso obrigar ele a fazer essa transferência mais rapidamente possível.
    Obrigada . boa noite

  14. Valter da Silva disse:

    comprei um Fusca Ano 77 faz 1 Ano mais o proprietário faleceu,como posso fazer para transferir este fusca para o meu nome.

  15. Fabio Schumann Albernaz disse:

    Boa tarde
    Estou entrando aqui para manifestar meu descontentamento e reclamação sobre a 20a CIRETRAN – Taubaté – SP, pois em agosto de 2013 adquiri um veículo (triciclo) e desde então estou tentando transferir de propriedade e não consigo até hoje, estou com meu triciclo parado na garagem pois a licença está vencida e a desculpa que a funcionária dá para o meu despachante é que ela tem muitas atribuições. Será que eu terei que entrar com um processo contra o CIRETRAN para que seja emitido o documento do meu veículo, meu triciclo, para que eu possa circular com o mesmo???
    ESTOU REENVIANDO

    Fabio (12) 7898-9265

  16. natan disse:

    não consigo gerar o boleto do licenciamento, 2012, já paguei IPVA E DPVAT, o carro se encontro no Piauí, aonde deve ser transferido, placa de Itu- SP. O que Fazer?

  17. FABIO LOUZADA disse:

    QUASE IMPOSSÍVEL ADQUIRIR INFORMAÇÕES NO CIRETRAN DE ITU-SP, visto que as ligações que efetuei, não foram atendidas e quando a secretária eletronica atende, a ligação toca até cair a linha. Acredito não ser por falta de recursos financeiros, pois todos os serviços são cobrados. Por essa razão, deixou minha sugestão à titulo de colaboração, para que os responsáveis pelo setor de atendimento ao público, possa tornar mais eficiente o referido serviço, sob pena de continuar a insatisfação e refletir justamente nos gestores responsáveis pelo setor de trânsito.

  18. Vendi um Logus prata á 1 ano e meio , assinei o (DUT)(doumento de transferencia) e reconheci firma, para uma loja de veiculos. A mesma não fez a transferencia quando vendeu o mesmo.Passados dois meses começou a chegar multas.As duas primeiras eles assumiram. Então achei que eles já tinha tomadas as devidas providencias. Porem 1 ano depois , começou o Inferno da minha vida) vieram e vem ate hoje multas e mais multas seguidas todas as semanas. Como eu não tinha dado baixa no detran pela venda (pois achava que era obrigação da loja)Era inclusive para eu ser orientado sobre isso, Fui no Detran e levei cópia do documento do DUT solicitando o bloqueio do veiculo. Já que a loja não se manifestou em algum momento em ajudar ou procurar pra quem eles venderam.O detran carimbou á copia junto com a carta pedindo o bloqueio. Porem continuo a receber as multas que são muitas. todas as semanas.Como Resolver esse caso? Socorro. O cara que está com o veiculo , passa todas as semanas passando acima da velocidade permitida nos mesmos horarios e locais , chegando até 120 km h em locais de 60km. faz de propósito. Cade os bloqueios?

  19. kelly Aparecida pereira Assis disse:

    Oi vendi meu carro a quase 30 dias e o comprador ainda não transferiu para o nome dele. Se passar esse prazo e ele não transferir o que devo fazer e quais as consequências que posso ter?

  20. Por favor, não sei como proceder, vendí um veículo em 2005 para um estacionamento em Campinas e agora fui renovar a minha carteira de motorista e não pude, pois tenho mts pontos na carteira e meu nome está sujo devido a IPVAS q não foram pagos, a dívida está crescendo, o estacionamento fechou, não sei onde procurar esse veículo, e não sei como resolver isso, me ajudem por favor….

  21. Deivid disse:

    Ola gostaria de saber como eu faço para trasferir meu carro acabei de quitar ele que estava alienado como devo proceder nao tenho como fazer o licenciamento pq nao trasferi ainda obrigado pela atenção

  22. Deivid disse:

    Ola gostaria de saber como eu faço para trasferir meu carro acabei de quitar ele que estava alienado como devo proceder nao tenho como fazer o licenciamento pq nao trasferi ainda obrigado pela atenção se tive

  23. Gostaria de saber se no Detran-SP, fazem a Transferência de veiculo que adquiri recentemente(ano 2010),

    O veículo já foi licenciado e falta apenas a Inspeção Veicular.

    O que é preciso para regularizar s transferência do veiculo?,

    Gostaria de saber também quais os custos por esta transferência?

    Grato

    Maria Ferreira

  24. Regina Antunes disse:

    Acho que o Detran deveria informar melhor como transferir o carro para o nome do novo proprietário.
    Informar que é necessário FAZER VISTORIA” QUAIS AS EMPRESAS CONVENIADA E VALOR DE $60,00
    INFORMAR QUE TERÁ UMA TAXA DE TRANSFERENCIA – $ 154,90
    INFORMAR QUE TEMOS QUE PAGAR $ 105,00 + 68,65 lICENCIAMENTO + SEGURO OBRIGATÓRIO. EEEE INFORMAR QUE CASO A TRANSFERÊNCIA SEJA FEITA APOS A DATA DE VENCIMENTO DO IPVA TEREMOS QUE PAGAR O IPVA INTEGRAL.

    ESPERO QUE A MINHA CRITICA CONSTRUTIVA SEJA ACEITA E POSSA AJUDAR OUTRAS PESSOAS.

  25. estou tentando transferir uma moto de estado e propriétario quem pode me ajudar?


Deixe um Comentário

Blog Não Oficial

Atenção: Esse blog tem caráter informativo afim de reunir informações úteis, o site oficial do Detran SP você pode acessar no seguinte endereço: www.detran.sp.gov.br. É só com o esforço de todos, somado aos dos órgãos públicos que conseguiremos tornar o nosso trânsito mais humano e seguro. Respeite as leis de trânsito!

Endereço Detran SP

Av. do Estado, 900 - Bom Retiro, São Paulo - SP
Exibir mapa ampliado Google+